Fórum reuniu grandes nomes das redes sociais em Belo Horizonte

O Fórum de Mídias Sociais (FOMS) aconteceu na tarde de domingo (20) no Ouro Minas Palace Hotel e trouxe as maiores personalidades da área. O objetivo foi refletir sobre as possibilidades de empreendedorismo na internet e as novas tendências do mercado digital. A iniciativa é da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) que busca incentivar o potencial de inovação e tecnologia dos mineiros.  Segundo o secretário Miguel Corrêa, o FOMS é uma oportunidade de conhecer casos que deram certo e aprender sobre o poder das ferramentas digitais.

Conforme estimativas da consultoria eMarketer os gastos com publicidade digital no Brasil aumentaram 16% no ano passado, chegando a U$ 3,4 bilhões, tonando a internet um dos principais destinos de investimentos publicitários. Deste modo, setores como o de Marketing Digital emergem como área estratégica para novos negócios e surgem novas técnicas de monetização em plataformas como Facebook, Youtube e Instagram.

Esta e outras tendências do mercado foram tema dos palestrantes do FOMS, que teve como apresentador Erick Krominski, ex-repórter do CQC e idealizador do site Muito Interessante.  Para ele, “a lista de atividades e possibilidades da internet é imensa e vai desde a produção de conteúdos até a criação de novos conceitos e produtos. Não existe uma fórmula para empreender de forma independente nas redes, mas o ingrediente que não pode faltar é a inovação”.

Cid

Maurício Cid

O primeiro a subir ao palco foi o Maurício Cid, do blog de humor “Não Salvo”, que falou sobre o poder da internet. Seu portal possui meio milhão de acessos por dia, além de quase 4 milhões de seguidores no Facebook. O blogueiro é famoso por viralizar inúmeros vídeos e lançar campanhas como a hashtag #calabocagalvao que se tornou recorde mundial ao permanecer 14 dias no trending topics do twitter. Recentemente, o Não Salvo foi responsável pela campanha do Wendell Lira para o prêmio Puskas como o gol mais bonito do ano.

Outro destaque da noite foi a fashionista Cris Guerra, a precursora do “Hoje eu vou assim”, estilo de blog onde a escritora posta fotos do seu visual. Ela contou como sempre teve uma imagem negativa de si mesma,  problema que só foi resolvido com o sucesso de seu blog. Apesar de não ser modelo e não se encaixar em um tradicional padrão de beleza, Cris se tornou um ícone de moda e cativou um enorme público. A blogueira despontou uma carreira como colunista de revistas famosas e já estrelou diversas campanhas de moda.

Caso igualmente inspirador foi o da Bella Falconi, com uma dieta a base de fast food e frustrada com o seu peso ela decidiu mudar de vida e se tornar mais saudável. Para acompanhar a transição do seu corpo e poder se incentivar começou a tirar fotos na frente do espelho após a malhação na academia e postar no Instagram. Ficou tão empolgada com resultados que tomou gosto por seu novo estilo de vida. Largou uma carreira estável como bancária para se tornar nutricionista e passou a dar dicas de alimentação.

bella

Bella Falconi

O sucesso foi tamanho que hoje possui 2 milhões e 300 mil seguidores do seu perfil e mantém contrato com marcas de suplementos, roupas esportivas e rede de academia no Brasil. Na Flórida, onde a mineira mora, já inaugurou sua própria academia e 10 lojas de suplementos. O diferencial da Bella é o vínculo direto com o seu público alvo, o que não ocorre em anúncios na televisão por exemplo.

Um dos últimos a se apresentar na noite foi Israel Salmen, co-criador do programa de fidelidade Méliuz. O conceito é simples, a empresa disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto das melhores lojas online do Brasil e ainda te devolve parte do valor gasto em suas compras, direto em sua conta bancária.

meliuz

Finalistas do Desafio Méliuz com Israel Salmen e Erick Krominsk

Embora tivesse tudo para cair nas graças dos consumidores, por não trabalhar com pontos ou milhas, mas devolvendo dinheiro, a empresa custou a decolar. Salmen conta que isto se deve a desconfiança dos brasileiros com ideias que parecem muito generosas. Para se lançar e conquistar a confiança do mercado criou o Desafio Méliuz, onde aspirantes ao estrelato no Youtuber postavam vídeos com o nome da empresa. As participante concorriam não apenas a 20 mil reais, como poderiam gravar um vídeo com youtubers já consagradas. O desafio foi um sucesso entre os jovens e tornou a marca conhecida em todo o Brasil.

DSCN2896.JPG

PC Siqueira

Para encerrar a noite o primeiro Youtuber do país, PC Siqueira, falou sobre como ter um canal de sucesso. Para ele o segredo é criar conteúdo diferenciado e manter regularidade nas publicações de forma a fidelizar o assinante. Ele citou como exemplo o seu Rolê Gourmet, embora haja inúmeros canais de culinárias, a ideia era criar um para ensinar receitas simples, enquanto amigos interagem, brincam e bebem cerveja. Para ele isto cativou um público específico. “Não adianta querer repetir o sucesso dos outros, as pessoas não devem consumir o seu produto se for igual ao de outras pessoas”.

O evento contou ainda com a presença do Victor Salles que falou sobre Social Data Analytics; Wesley Barbosa, líder de desenvolvimento de mercado do Facebook e Instagram; Rodrigo Catarcho e Vitor Peçanha, criadores da San Pedro Valley, comunidade de startups de Belo Horizonte; Juzão, representante do Niche, startup que funciona como plataforma de campanhas digitais para criadores de conteúdo; Khalil, co-fundador de startup que aproxima lojistas e influenciadores digitais; Cristina Cypriano, doutora em sociologia especializada em redes sociais e pesquisa o compartilhamento do cotidiano; e Joy Falete, colunista do Morri de Sunga Branca e CEO da Lajoy, empresa que trabalha com agenciamento de influenciadores.

O FOMS teve ingressos esgotados em menos de um minuto e mais de 1000 inscritos, o que comprova a demanda para este tipo de conteúdo no Estado. Felizmente, este é somente o primeiro de um projeto que trará diversos eventos de tecnologia a capital ao longo do ano. Entre eles, a famosa Campus Party que acontecerá em novembro no Expominas.

Anúncios